Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

J Q M

Fui jornalista, estive em todo o tipo de competições desportivas ao longo de mais de 30 anos e realizei o sonho de participar nos Jogos Olímpicos. Agora, continuo a observar o Desporto e conto histórias.

J Q M

Fui jornalista, estive em todo o tipo de competições desportivas ao longo de mais de 30 anos e realizei o sonho de participar nos Jogos Olímpicos. Agora, continuo a observar o Desporto e conto histórias.

Rui Patrício, Piccini, Mathieu, Fábio Coentrão, William Carvalho, Gelson Martins, Bryan Ruiz e Bas Dost foram oito dos 11 jogadores do Sporting que enfrentaram o Benfica em Maio, empatando sem golos no José Alvalade.

Como teria dormido Jorge Jesus na véspera desse encontro importante, em que estava em jogo o segundo lugar na Liga e a possibilidade de acesso à Champions League, se estivesse privado de utilizá-los?

Por esta amostra dá para perceber a altura da montanha que José Peseiro está a escalar. Muitos adeptos criticam que, em particular no final dos jogos, a atitude seja de equipa pequena. Mais um trinco para segurar a vitória tangencial sobre o Vitória, mais um defesa para agarrar o empate na Luz - mas o realismo do treinador é uma das suas virtudes, nesta fase.

Em particular no sector defensivo, o Sporting apresentou-se na Luz extremamente depauperado, mantendo apenas Coates: do guarda-redes ao médio defensivo, todos os recursos à disposição do treinador são de nível inferior e, nalguns casos, até muito inferior ao dos tempos de Jorge Jesus.

Por isso, é tão importante este empate para a continuação do meticuloso trabalho laboratorial de José Peseiro, na busca de um antídoto contra tudo o que muitos adeptos do clube pensam dele, desde 2005, e que se resume na fórmula P+0 (pê zero), uma espécie de vírus do pé frio que se traduz na incapacidade de alcançar triunfos em situações favoráveis. 

Nada garante que o panorama ainda possa melhorar, mas é já certo que no dia 9 de Setembro o treinador ribatejano vai entregar aos novos dirigentes uma equipa muito mais forte do que aquela que encontrou. Sem exibicionismo nem golpes de mestria e, sobretudo, por um preço de saldo.