Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

J Q M

Fui jornalista, estive em todo o tipo de competições desportivas ao longo de mais de 30 anos e realizei o sonho de participar nos Jogos Olímpicos. Agora, continuo a observar o Desporto e conto histórias.

J Q M

Fui jornalista, estive em todo o tipo de competições desportivas ao longo de mais de 30 anos e realizei o sonho de participar nos Jogos Olímpicos. Agora, continuo a observar o Desporto e conto histórias.

EFAB⚽LAÇÃO (40)

Acordo com “notícia” de centenas de jovens eufóricas a marcar lugar na primeira fila de um concerto musical com início mais de 24 horas depois e em protesto contra a falta de condições do recinto. Logo seguida de “entrevista” com ministro preocupado com os portugueses que não suportam a “taxa de esforço” para pagar a renda da casa e têm de ser ajudados pelos outros, os que aguentam, ai aguentam, aguentam. E da “reportagem” à porta do tribunal onde está a prestar (...)
16 Jul, 2023

O meu paizinho

Hermínio da Silva Capaz Manha 1923 - 2023

Faz hoje 100 anos que nasceu, em Minde, o meu pai, Hermínio da Silva Capaz Manha, o Hermínio da Troça na piação dos charais do Ninhou, o Hermínio das Malhas Bebé na história da indústria têxtil, o senhor Hermínio, simplesmente. O meu “paizinho” - tratamento de íntimo e exclusivo carinho que as novas gerações urbanas substituíram pelo “papá” universal — foi o melhor filho, melhor irmão, melhor marido e melhor pai que conheci. Infelizmente, só me dei conta disso (...)
HISTÓRIAS SEM INTERESSE NENHUM (10) X jogos, Y golos, Z assistências, 2345 minutos - a cada grande plano num jogo de futebol entre cromos de álbuns menos populares, o comentador debita-nos números avulsos, sem termo de comparação, sem relevância analítica. Chamam-lhe “estatísticas” e servem de impactante cartão de visita aos especialistas, sublimando o longo caminho feito por gerações anteriores de tentar oferecer ao espectador do futebol uma melhor compreensão do jogo, (...)
07 Jul, 2023

Trotski e o dragão

EFAB⚽LAÇÃO (39) Na iconografia bolchevique há um cartaz de 1918, por sinal, horrível, que reproduz a cena de São Jorge matando o dragão, mas com o revolucionário Leon Trotski montando o cavalo branco, embrulhado numa bandeira vermelha e lancetando sem piedade a criatura de má índole, simbólica da contra-revolução. Anos mais tarde, Trotsaki foi vítima de depuração pela propaganda estalinista, sendo apagado das fotografias do regime, mas não da História. Lembrei-me desta (...)
05 Jul, 2023

Maria, está didi *

EFABLAÇÃO (38) É o Super Homem? É um avião? É a Águia Vitória? É o Di Maria?A populaça fixou-se nos ecrãs com a mesma excitação dos pontas-de-lança colados à vedação do aeródromo, de nariz no ar e coração aos pulos, as redes mapearam à polegada o rasto digital do Netjets entre Ibiza e Tires e a CMTV a transmitir em direto a aterragem de um TVDE com asas, mas sem passageiro, um Transporte Vazio De Estrelas.Deve ter sido o anticlimax do ano, com o Terceiro Anel a (...)
EFAB⚽LAÇÃO (37) Se o futebol fosse uma Religião, Cristiano Ronaldo seria o seu Profeta. Se o Reino Saudita fosse apenas a colina de Safa, lá existiria um vulcão a expelir torrentes de ouro negro, como os poços do deserto da Arábia. Diz o livro que o monte sobranceiro a Mecca não se moveu quando Maomé o chamou para provar as suas profecias, não porque falhasse o milagre, mas apenas por misericórdia divina de não esmagar as pessoas com o terramoto pretendido: “Irei eu à (...)
EFAB⚽LAÇÃO (36) Os treinadores temerosos inventaram um sistema com mais um defesa, mas mascaram-no como se tivesse menos um. É a geringonça da bola, em que a “defesa a 3”, como dizem os teóricos, é realmente uma “defesa a 5”, que apenas liberta ligeiramente os laterais para o apoio ofensivo.  Equipas com três centrais, perante adversários notoriamente mais frágeis como são a maioria dos adversários de Portugal, entram em campo com um peso morto, retirando um (...)
18 Jun, 2023

Não chora, bebé!

EFAB⚽LAÇÃO (35) Otávio vai entrar em campo, absorto, como se levitasse numa realidade paralela. Ouve o  3.° Anel irromper em aplausos, num entusiasmo indescritível, uma manifestação inclusiva e de paixão incondicional pelo jogador da seleção como raramente se vê nos estádios portugueses. Por momentos, fica perturbado, não esperava esta recepção, não está habituado a demonstrações de carinho em locais normalmente hostis, como o “salão de festas” dos portistas.  Dia (...)
13 Jun, 2023

Cabeças de javardo

HISTÓRIAS SEM INTERESSE NENHUM (9) Bem-vindos à era abaixo de porco na comunicação política, cujos novos e futuros líderes foram gerados e medram num caldo sociológico e orgânico que se confundia com as claques dos clubes de futebol, orgulhosos de manifestações da maior alarvidade e da mais profunda intolerância. Vem aí uma campanha eleitoral com slogans do tipo “PS é merda”, “PSD filhos da puta PSD” ou “Somos ultras, f**emos comunistas”. Com a indulgência social (...)
EFAB⚽LAÇÃO (34) “A sheet full of bull shit to cheat on us all.” O "mundo desportivo", velha escola de jornalismo e desportivismo nos anos da iliteracia salazarenta, ficaria envergonhado com a vulgaridade a que se reduziu a conversa entre os doutores e engenheiros que pululam nas televisões a pretexto das suas frustrações futeboleiras, fomentadas por chicos metidos a espertos. Qualquer merda mal traduzida serve para atirar ao ventilador da instigação e do ódio. Como se (...)